1 de outubro; Homenagem Ao Dia Internacional Da Música
01/10/2021 13:47 em Música

Olá, queridos leitores. Vocês sabiam que no dia 01 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Música? Pois é! Nosso post de hoje traz um pouquinho sobre esse dia. Vamos conferir?

 

A música é uma revelação maior do que qualquer filosofia. Ludwig Van Beethoven (1770-1827)

 

Essa é uma data especial, pois foi separada para homenagear uma das formas de arte mais apreciada no mundo inteiro, por um número gigante de pessoas: a música.

 

A ideia de criação dessa data surgiu a partir de uma iniciativa da UNESCO, no ano de 1975, através da International Music Council, que é uma organização não-governamental, a qual tem o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos, através do auxílio da música.

 

Os seres humanos são profundamente influenciados pela música, pois através dela é possível sentir alegria, tristeza, surpresa, medo e assim por diante. Através da música, conseguimos desenterrar os sentimentos mais profundos que estão em nossa alma.

 

O fato é que a música sempre esteve presente desde o início dos tempos, desde as primeiras tribos. Diversas manifestações eram feitas através da música, quer seja de caráter religioso, cultural ou de entretenimento.

 

Um fato interessante: a música é considerada a manifestação artística mais antiga, pois o primeiro contato que é considerado como música, é a batida do coração quando nascemos.

 

Por essa razão, a música é capaz de nos conduzir de um estado de humor a outro; capaz de nos elevar o espírito aos sentimentos mais brandos e puros; capaz, também, de invadir o silencia apenas para nos dizer algo com beleza e da maneira mais singela possível.

 

Já parou para pensar que às vezes estamos deprimidos e determinado tipo de música nos faz chorar, pois nos identificamos com a canção? Na verdade, nos identificamos com o som, a melodia, a harmonia de todo o conjunto musical, o qual nos leva a acentuar o que estamos sentindo. Assim como existem momentos alegres em que ouvimos canções que nos fazem querer dançar ou até mesmo se remexer sutilmente, seja através da batida do pé ou do balançar da cabeça, dos ombros e braços. Curioso, não é?

 

Isso prova o poder que a música tem de influenciar nossos momentos, quer sejam bons ou maus.

 

E sabe o que é mais bonito, quando falamos sobre música? Existem uma infinidade de ritmos e sons para agradar a qualquer pessoa, por menos que a pessoa goste. Do rock ao pagode, sempre terá como agradar às pessoas.

 

Algumas instituições, ao longo dos anos, criaram uma forma de homenagear e de deixar um excelente acervo para os estudiosos e amantes dessa arte. Vamos conferir alguns desses locais?

 

Brasil Memória das Artes

A Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) está adaptando aos poucos seu acervo de fotos, textos, documentos, áudios, entre outros materiais, para serem digitalizados e ficarem disponíveis publicamente na internet. Dessa forma, um número maior de usuários terá acesso à essas informações. Esse acervo contém parte da música, das artes plásticas e das artes cênicas do Brasil. Quem quiser conhecer mais, basta acessar o site clicando aqui.

 

Biblioteca Nacional

Com sede no 3º andar do Palácio Capanema, esse acervo foi criado em 1952, a partir de materiais como livros raros e partituras, extraídas da coleção geral da própria Biblioteca Nacional.

 

A base desse acervo está em peças trazidas de Portugal por D. João VI, os quais pertenciam à Biblioteca Real e continham documentos, partituras, livros, trechos de óperas, livros de cerimoniais fúnebres, livros usados para missa, entre outros. Ainda nesse acervo existem obras que pertenceram às imperatrizes D. Leopoldina e D. Thereza Christina, incluindo partituras de Mozart, Beethoven e outros compositores, em suas versões originais.

 

Ao longo dos anos, a coleção foi enriquecida através de doações e contribuições legais. Quem quiser conhecer mais, basta acessar o site clicando aqui.

 

Museu do Fado

Este acervo reúne milhares de obras de fado gravadas, desde o início do século XX, considerado o maior repertório histórico do som em Portugal. É uma iniciativa de uma parceria entre o Museu do Fado, da Câmara Municipal de Lisboa e o Institudo de Etnomusicologia da Universidade de Lisboa.

 

Muitas escolas e instituições organizam apresentações, concertos e palestras sobre música, com o objetivo de trazer a importância da música para o desenvolvimento cultural entre as sociedades, afinal, a música é utilizada até hoje com a finalidade de promover a paz e a união entre os povos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!